Imagem destaque
página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

"(...)É desse percurso, sobretudo dos mais significativos almanaques portugueses existentes nas colecções da BN, que se fará a mostra, a inaugurar em Abril próximo, altura em que também será lançado o catálogo onde se encontram descritos os títulos existentes na BN."

Slide show com alguns dos exemplares presentes na exposição.

 
 

De 11 de Abril a 6 de Julho de 2002. Entrada Livre.

Os Sucessores de Zacuto: O almanaque na BN do Séc. XV ao Séc. XXI - Mostra e Catálogo

Sob várias designações, mas cumprindo sempre a função primordial de guia para a organização do quotidiano, os Almanaques, Folhinhas, Repertórios, Calendários Perpétuos, Sarrabais, Diários Eclesiásticos... têm sido publicados desde o final do séc. XV - ocasião em que foi editado em Portugal o Almanach Perpetuum de Zacuto - até aos nossos dias.

A grande explosão em género e número destas publicações verificou-se no séc. XIX, altura em que passam a abarcar uma maior gama de público e em que nomes como Ramalho Ortigão e Eça de Queirós , entre outros, deram o seu contributo literário a este tipo de publicações.

É desse percurso, sobretudo dos mais significativos almanaques portugueses existentes nas colecções da BN, que se fará a mostra, a inaugurar em Abril próximo, altura em que também será lançado o catálogo onde se encontram descritos os títulos existentes na BN.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.