Livraria da BN - 25 de Janeiro – 18 horas
“BIBLOS” E “POLIS”
Bibliografia e Ciência Política em D. Vicente Nogueira (Lisboa, 1586 - Roma, 1654)
Sob a chancela da editora Vega, o estudo do Prof. Martim de Albuquerque traça o perfil de D. Vicente Nogueira, um dos grandes vultos portugueses do século XVII, já mais de uma vez equiparado a D. Francisco Manuel de Melo ou ao Padre António Vieira.
Nogueira, que poderá ser apontado como um caso paradigmático no campo da epistolografia portuguesa (cuja correspondência diplomática foi no essencial publicada no princípio do século XX), viveu longos anos em Itália, onde morreu, tendo sido agente de D. João IV na corte pontifícia durante as longas negociações que se seguiram à Restauração. O seu papel no domínio da bibliografia e o empenho na criação de uma biblioteca pública tornam-no uma figura incontornável.
Martim de Albuquerque é Doutor pelas Universidades Complutense de Madrid e de Lisboa, Professor Catedrático de Ciências Histórico-Jurídicas da Faculdade de Direito de Lisboa, membro de numerosas instituições científicas e académicas nacionais e estrangeiras. As suas obras no campo da História do Direito e, em particular, da História do Direito Público e das Ideias Políticas em Portugal foram galardoadas múltiplas vezes.
Publicado na colecção « Vega Universidade/Ciências Sociais e Políticas», o ensaio tem lançamento na terça-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 18 horas, na Livraria da Biblioteca Nacional e a sua apresentação está a cargo do Prof. Adriano Moreira.
Para obter informações sobre este e outros eventos, consulte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.
|