|
4 de Novembro de 2004 a 29 de Janeiro de 2005 – Entrada livre
Os Portugueses e o Oriente: Sião, China, Japão (1840-1940)
No quadro das celebrações dos 150 anos do nascimento de Venceslau de Morais, a Biblioteca Nacional realiza uma exposição denominada Os Portugueses e o Oriente: Sião, China, Japão (1840-1940), que se inaugura no dia 4 de Novembro e estará patente ao público até 29 de Janeiro de 2005.
Acompanhada de um catálogo com 138 entradas comentadas, pretende ser um subsídio para o levantamento de recursos documentais sobre a persistência das relações culturais, diplomáticas e económicas de Portugal com o Sudeste-Asiático e com Extremo-Oriente entre 1840 e 1940. Missionários católicos, diplomatas ou meros viajantes deixaram interessantes registos e memórias que interessa reler para um entendimento do novo contexto asiático nascido da agressão britânica à China, da abertura forçada do Japão ao comércio mundial e da modernização do Sião.
Integrando estudos introdutórios de António Vasconcelos Saldanha (Presidente do IPOR), João de Lima Pimentel (Embaixador de Portugal na Tailândia), Teotónio de Souza (Professor Catedrático da ULHT), Miguel Castelo-Branco (Biblioteca Nacional) e Filipe Delfim Santos (Director do Centro de Estudos Asiáticos), constitui a participação da Biblioteca Nacional de Portugal nas celebrações dos 150 anos do nascimento do escritor Venceslau de Morais, oficial da armada e diplomata português que se fixou no Japão e aí viveu, como japonês, até ao fim dos seus dias.
Nota inovadora na actividade editorial da BN, o catálogo é acompanhado de textos nas línguas chinesa, japonesa e tailandesa, destinados a sensibilizarem os investigadores asiáticos para a riqueza de testemunhos portugueses sobre os respectivos países. A BN produz também um site temático com uma visita virtual à exposição.
A exposição integra quatro núcleos distintos (Venceslau de Morais, Sião, China, Japão), apresentando elementos iconográficos, manuscritos e impressos, bem como dois documentos diplomáticos jamais apresentados ao público: um conjunto de cartas do imperador Mutsuhito do Japão ao rei D. Carlos I de Portugal e uma missiva, profusamente ilustrada e redigida em caracteres chineses e manchús, do último imperador da China (Pu Yi) a D. Manuel II.
Horário de visita à Exposição: |
Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados |
|