página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda
   
Visite na Biblioteca Nacional Digital o sítio web sobre Andersen
 

3 de Março a 14 de Maio de 2005

Hans Christian Andersen: 1805-1875

Celebra-se em 2 de Abril de 2005 o 2.º centenário do nascimento de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês autodidacta que publicou o seu primeiro ciclo de Contos (que veio a atingir um total de 156) entre 1835 e 1837. Inicialmente, os contos têm raízes na tradição popular dinamarquesa, seguindo-se outros que privilegiam o mundo das fadas e duendes. Contos é, precisamente, a sua obra mais conhecida, tendo sido traduzida e publicada em todo o mundo: «O patinho feio» ou «A pequena sereia» contam-se entre as obras-primas da literatura universal.

Consabida a influência de Andersen em obras de grandes escritores como Dickens e Oscar Wilde, entre outros, não deve esquecer-se que foi adaptado por escritores portugueses como Guerra Junqueiro, Maria Amália Vaz de Carvalho, Gonçalves Crespo ou Ana Castro Osório, para além da influência mais recente na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A exposição organizada pela Biblioteca Nacional patenteia as obras mais significativas das edições portuguesas da obra de Andersen. Será também feita uma referência à visita que o escritor efectuou a Portugal em 1866, de que resultou o livro Visita em Portugal. Foi, aliás, depois da estada de Andersen no nosso país que saíram as primeiras traduções dos seus contos na imprensa portuguesa: «A mais bela rosa do mundo», em A Flor do Oceano, do Funchal, e «A princesa e o grão de milho» na revista O Panorama, de Lisboa, ambos em 1867.

Em simultâneo com a exposição – em que se destacam os desenhos originais de Danuta Wojciechowska e de João Caetano e reproduções de ilustrações de Manuela Bacelar para contos de Andersen – serão apresentados um roteiro e um site sobre o tema. O roteiro conterá, para além de textos de Maria Isabel Mendonça Soares e de Silva Duarte, a bibliografia das edições portuguesas da obra de Andersen, desde as primeiras traduções saídas em jornais até aos livros mais recentes, já publicados em 2004.


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados