De 20 de Setembro a 27 de Outubro de 2007 | Entrada livre | Inauguração: 20 de Setembro de 2007 |18h00 | Prolongada até 31 de Dezembro
EXPOSIÇÃO
Aquisições Queirosianas
Exposição ilustrativa das Aquisições Queirosianas desde 1977 até aos nossos dias.
A Biblioteca Nacional de Portugal promove uma exposição ilustrativa das Aquisições Queirosianas desta instituição desde 1977 até aos nossos dias.
Trata-se de exibir os manuscritos autógrafos de Eça de Queirós adquiridos pela BNP, através de compra ou oferta, nos últimos trinta anos.
Deste conjunto de documentos destacam-se três grandes grupos: cartas dirigidas por Eça a amigos e companheiros de geração – Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis, Mariano Pina, Conde de Arnoso – presentes nos respectivos espólios e, sobretudo, as cartas inéditas escritas ao seu superior no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jesuíno Ezequiel Martins, procedentes da Torre do Tombo. O segundo grupo engloba dois manuscritos completamente desconhecidos até à sua compra, em 2001 e 2004 - «Almanaques» e «Cartas de Fradique Mendes» - e fragmentos do autógrafo «O primo João de Brito», texto que viria a originar O primo Basílio.
Finalmente, o núcleo mais importante desta exposição inclui manuscritos dos romances
A cidade e as serras, A Ilustre casa de Ramires e do artigo «Novos factores da política portuguesa». Perdidos há mais de trinta anos, estes autógrafos, doados à Biblioteca Nacional pela Fundação Millenium BCP, vieram enriquecer grandemente os fundos do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional e acrescentar materiais preciosos para o trabalho dos investigadores da vida e obra de Eça de Queirós.
Na mesma ocasião será lançado um catálogo / roteiro da exposição contendo ensaios de Jorge Couto , Isabel Pires de Lima, Carlos Reis, A. Campos Matos, Irene Fialho e Manuel Vieira da Cruz.
Outras informações sobre a exposição poderão ser solicitadas para o correio electrónico: rel_publicas@bn.pt, ou pelos telefones 21 798 2068/21 798 2428.
Visitas Guiadas (sob marcação)
Marcações através dos telefones 21 798 2068 / 21 798 2428
ou do endereço electrónico rel_publicas@bn.pt
Horário
de visita à Exposição:
|
Dias úteis: 14h - 19h
Sábados: 10h - 17h
Encerra domingos e feriados
|
|