|
28 de Junho de 2007 às 18.00h na Livraria | Entrada livre
APRESENTAÇÃO
Análise comparativa da aplicação do Modelo Relacional
e do formalismo RDF à Modelação de Dados Legislativos
de Helena Patrício; apresentação por Pedro Nogueira Ramos
A Biblioteca Nacional de Portugal vai promover a apresentação de uma obra sobre a utilização de linguagens diagramáticas de modelação a domínios de âmbito legislativo, da autoria da Dra. Helena Patrício, que se realizará na Livraria da BNP, no próximo dia 28, pelas 18h., estando a apresentação pública a cargo do Professor Doutor Pedro Nogueira Ramos.
A obra corresponde à dissertação de Mestrado defendida pela autora no âmbito do Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
A obra pretende contribuir para uma desejada aproximação entre a ciência jurídica e as linguagens de modelação oriundas das ciências da computação. Nos últimos anos, a acelerada evolução e consequente enriquecimento das técnicas e linguagens de modelação conceptuais tornou possível a sua manipulação por profissionais de todas as áreas do saber. Se há alguns anos atrás era improvável que, por exemplo, um profissional da área das ciências sociais participasse activamente na concepção da arquitectura e definição das funcionalidades de uma aplicação a ele destinada, actualmente poderá não apenas participar, mas ser um dos principais responsáveis pelas opções a adoptar. A motivação da autora para realizar o trabalho que está subjacente a esta obra é uma consequência deste envolvimento do denominado “utilizador final” na definição da solução computacional. Dada a proliferação de linguagens de modelação actualmente disponíveis no mercado, não sendo a autora uma especialista na área, sentiu a necessidade de optar pela linguagem que melhor se adequava ao domínio em causa – informação jurídica – e que, dado que seria ela a utilizá-la, melhor se adaptava aos seus próprios conhecimentos.
Na obra são abordadas duas linguagens largamente divulgadas, o Modelo Relacional e a Linguagem RDF. Ao longo do texto a autora, com muito rigor, mas sempre recorrendo a exemplos retirados da realidade, confronta as potencialidades das duas linguagens utilizando para tal métricas variadas, tais como facilidade de utilização, grau de completude, nível de ambiguidade, etc. Apesar de a motivação inicial da autora ter sido a de, com o maior rigor possível seleccionar a linguagem que melhor se adequava às suas necessidades, o principal interesse da obra não reside na conclusão a que a autora chegou, mas na forma como descreve as opções que tomou para suportar a decisão. A fundamentação utilizada, naturalmente suportada por trabalhos de outros autores, e a forma minuciosa e rigorosa como ela é apresentada, são extremamente úteis para qualquer leitor que se depare com a necessidade de analisar a adequação de linguagens de modelação a problemas concretos.
Para obter informações sobre este e outros eventos, consulte o Serviço de Relações Públicas da Biblioteca Nacional.
|